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AOO – Análise Orientado ao Objeto (UML)
Compreensão dos Diagramas UML com uma abordagem prática do dia a dia. Para mais informações clique aqui |
ObjetivosDestina-se a todos aqueles que pretendem compreender o processo de desenvolvimento de softwares utilizando os modelos apresentados pela linguagem UML (Unified Model Language) |
Público AlvoCoordenadores, Líderes, Analistas de Sistemas, Analistas de Negócios, Desenvolvedores, Analistas programadores, Analista de Testes e todo o público que lida com desenvolvimento de software |
Carga Horária |
Investimento |
Próximas Turmas |
Conteúdo ProgramáticoConceito de análise orientado ao objetoSerão discutidos os pilares da orientação ao objeto: Abstração Encapsulamento Herança Polimorfismo O entendimento destes pilares permitirá a navegação através dos diagramas UML de um forma mais harmoniosa e objetiva. Estes conceitos serão inicialmente discutidos com exemplos do mundo real até chegarmos ao mundo dos sistemas de informação, que é onde eles realmente serão aprofundados. Durante o treinamento serão apresentados e praticados os diagramas descritos conforme a UML 2.0 Casos de Uso Detalhamento de Requisitos Como identificar os Casos de Uso e os Atores envolvidos num sistema de informação Diagramação dos Casos de Uso Refinamento e Detalhamento Documentação: Objetivos, Pré e Pós Condições, Premissas, Regras de Negócio Fluxos Principal, Alterativos e Exceção Prováveis públicos alvo para esta documentação Atividades Identificação das atividades de negócio Diagramação das Atividades Separação em raias, fluxos, desvios e junções Profundidade e granularidade Prováveis públicos alvo para esta documentação Derivação de casos de uso a partir das atividades Estados Identificação dos estados a partir dos objetos Diagramação das Estados Fluxos, desvios e junções Profundidade e granularidade Prováveis públicos alvo para esta documentação Classes e Objetos Mapeamento das classes numa visão conceitual e lógica Derivação para o modelo físico Diagramação de Classes e Objetos Atributos, Métodos Escopos de acessibilidade ou visibilidade: privado, público e protegido Cardinalidade ou multiplicidade Navegabilidade Associações simples, reflexivas, generalização, agregação, agregação de composição Estereótipos Herança e Polimorfismo O alinhamento do modelo de classes x linguagem de programação A importação de um modelo de classes bem definido Implementação (tornando nossas classes em código) Prováveis públicos alvo para esta documentação Componentização Separação dos componentes do sistema Diagramação de Componentes Alinhamento técnico da implementação para uma melhor componentização Estereótipos Relacionamentos componentes x classes Prováveis públicos alvo para esta documentação Implantação Identificação dos itens de implantação Diagramação de Implantação Estereótipos Relacionamentos componentes x itens de implantação Prováveis públicos alvo para esta documentação Interação: Sequência e Colaboração (Comunicação) Diagramação de Sequência Profundidade de um diagrama de sequência. Quem vai ler este documento? Diagramação de Colaboração (Comunicação) Linhas de vida, atores envolvidos, instâncias de objetos, troca de mensagens Fluxos de controle Fluxos de repetição Fragmentação Derivação dos diagramas de interação a partir dos casos de uso Prováveis públicos alvo para esta documentação Novidades da UML 2.0 Diagrama de Tempo Diagrama de Estrutura Composta Diagrama de Interação Geral Algumas outras alterações Outros aspectos do treinamento Exercícios práticos ao longo de todo o treinamento Utilizaremos estudos de caso para práticas integradas dos diagramas Um pouco de noções de estimativa com Use Case Point (UCP) Aspectos de arquitetura (padrões de projeto) |
Materiais
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