AOO – Análise Orientado ao Objeto (UML)
Compreensão dos Diagramas UML com uma abordagem prática do dia a dia.
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Objetivos

Destina-se a todos aqueles que pretendem compreender o processo de desenvolvimento de softwares utilizando os modelos apresentados pela linguagem UML (Unified Model Language)

Público Alvo

Coordenadores, Líderes, Analistas de Sistemas, Analistas de Negócios, Desenvolvedores, Analistas programadores, Analista de Testes e todo o público que lida com desenvolvimento de software

Carga Horária

Investimento



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Conteúdo Programático

Conceito de análise orientado ao objeto
Serão discutidos os pilares da orientação ao objeto:
Abstração
Encapsulamento
Herança
Polimorfismo

O entendimento destes pilares permitirá a navegação através dos diagramas UML de um forma mais harmoniosa e objetiva. Estes conceitos serão inicialmente discutidos com exemplos do mundo real até chegarmos ao mundo dos sistemas de informação, que é onde eles realmente serão aprofundados.

Durante o treinamento serão apresentados e praticados os diagramas descritos conforme a UML 2.0

Casos de Uso
Detalhamento de Requisitos
Como identificar os Casos de Uso e os Atores envolvidos num sistema de informação
Diagramação dos Casos de Uso
Refinamento e Detalhamento
Documentação: Objetivos, Pré e Pós Condições, Premissas, Regras de Negócio
Fluxos Principal, Alterativos e Exceção
Prováveis públicos alvo para esta documentação

Atividades
Identificação das atividades de negócio
Diagramação das Atividades
Separação em raias, fluxos, desvios e junções
Profundidade e granularidade
Prováveis públicos alvo para esta documentação
Derivação de casos de uso a partir das atividades

Estados
Identificação dos estados a partir dos objetos
Diagramação das Estados
Fluxos, desvios e junções
Profundidade e granularidade
Prováveis públicos alvo para esta documentação

Classes e Objetos
Mapeamento das classes numa visão conceitual e lógica
Derivação para o modelo físico
Diagramação de Classes e Objetos
Atributos, Métodos
Escopos de acessibilidade ou visibilidade: privado, público e protegido
Cardinalidade ou multiplicidade
Navegabilidade
Associações simples, reflexivas, generalização, agregação, agregação de composição
Estereótipos
Herança e Polimorfismo
O alinhamento do modelo de classes x linguagem de programação
A importação de um modelo de classes bem definido
Implementação (tornando nossas classes em código)
Prováveis públicos alvo para esta documentação

Componentização
Separação dos componentes do sistema
Diagramação de Componentes
Alinhamento técnico da implementação para uma melhor componentização
Estereótipos
Relacionamentos componentes x classes
Prováveis públicos alvo para esta documentação

Implantação
Identificação dos itens de implantação
Diagramação de Implantação
Estereótipos
Relacionamentos componentes x itens de implantação
Prováveis públicos alvo para esta documentação

Interação: Sequência e Colaboração (Comunicação)
Diagramação de Sequência
Profundidade de um diagrama de sequência. Quem vai ler este documento?
Diagramação de Colaboração (Comunicação)
Linhas de vida, atores envolvidos, instâncias de objetos, troca de mensagens
Fluxos de controle
Fluxos de repetição
Fragmentação
Derivação dos diagramas de interação a partir dos casos de uso
Prováveis públicos alvo para esta documentação

Novidades da UML 2.0
Diagrama de Tempo
Diagrama de Estrutura Composta
Diagrama de Interação Geral
Algumas outras alterações

Outros aspectos do treinamento
Exercícios práticos ao longo de todo o treinamento
Utilizaremos estudos de caso para práticas integradas dos diagramas
Um pouco de noções de estimativa com Use Case Point (UCP)
Aspectos de arquitetura (padrões de projeto)

Materiais

Livro Adotado
UML 2.0 - Do Requisito à Solução

Apostila
Apostila de acompanhamento e condução do treinamento


Certificado
Certificado de Participação